A Segurança em Estudos do Meio

Os Estudos do Meio são ferramentas importantes no desenvolvimento pedagógico dos alunos de Escolas e Universidades. Hoje, instituições de ensino apresentam essas atividades como diferenciais e, podemos até dizer, como um indicativo de status dessa instituição.

 

As empresas de Estudos do Meio surgiram como parceiras das instituições de ensino para viabilizar esses estudos, organizando toda a logística e a programação da viagem ou saída, de uma forma que permita a potencialização do trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição.

 

No início, essas empresas eram formadas por educadores que, entendendo essa demanda e esse nicho de mercado, criaram as primeiras empresas do setor, extremamente alinhadas com essas necessidades e bem comprometidas com aspectos essenciais dessas saídas, entre eles a segurança.

 

Depois de alguns anos, começaram a surgir empresas que não demonstravam ter um comprometimento pedagógico e, ainda pior, não demonstravam se preocupar com os aspectos de segurança que envolvem essa atividade.

 

Não demorou para começarem a aparecer problemas de segurança nos Estudos do Meio.

Ao realizarmos um Estudo do Meio, estamos nos responsabilizando por um grande número de alunos e estamos recebendo um voto de confiança de seus pais, mães ou responsáveis, que acreditando na parceria entre a escola e a empresa, deixam seus filhos sob nossos cuidados.

 

Existem diversos pontos que devem ser observados para termos a realização de um Estudo do Meio eficiente e comprometido com a segurança de seus participantes, como: conhecimento aprofundado do roteiro de estudo e de toda logística da região, treinamento prévio da equipe de coordenadores e monitores envolvidos, contratação de parceiros idôneos e comprometidos com esses ideais, contratação de seguro completo de todos participantes, entre diversos outros.

 

O segmento deve se preocupar com essa realidade, criar diretrizes e parâmetros de análises de trabalho, encontros e simpósios sobre o tema com empresas do setor, além de exigir políticas de regulamentação, para termos cada vez mais uma estrutura profissional e qualificada de atendimento nesse setor tão importante que é a educação, base de todos os discursos políticos sobre o desenvolvimento do País.

Rafael Lima - Diretor Executivo Apel

Contato:

contato.apelviagens@gmail.com

(11) 94198.7772

São Paulo (SP)

© 2017 - Desenvolvido pelo setor de Informática e TI da Apel.

Conheça nossas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon