Ilha do Cardoso

 

Imagens

Descrição

 
O complexo estuarino-lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá está localizado no Litoral sul do Estado de São Paulo, chegando até a divisa com o estado do Paraná.
Inserido nesse contexto, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), um dos locais de maior importância para preservação da Mata Atlântica e dos vários ecossistemas litorâneos, apresenta condições muito favoráveis para realização de um estudo  completo, interdisciplinar e de excelente dinâmica de trabalho.
 
Esse Estudo do Meio proporciona uma oportunidade única de trabalho dos diversos ambientes litorâneos (Praias, Dunas, Costões, Restingas, Manguezais e Matas de Encosta) aliada a uma rica base cultural local, passando pelo fandango, pelas artes de pesca, as festas típicas, culminando com todo o conhecimento caiçara. 

Diversos temas podem ser abordados nesse estudo: Ecossistemas litorâneos, adaptações, sucesso evolutivo, biodiversidade, Unidades de Conservação, Comunidade caiçara, sucessão ecológica.

Serão desenvolvidas atividades de campo com o intuito de estimular a observação dos alunos, criar novas dúvidas e curiosidades. Nessas atividades serão comparados os diversos ambientes em relação ao solo, luminosidade, temperatura, além da observação e registro das diversas adaptações dos seres vivos ao ambiente que os cerca.

 

Programação (3 dias)

 

1º Dia

2º Dia

3º Dia

Manhã

Viagem Escola - Ilha do Cardoso

Tarde

Estudo dos Ecossistemas Praias - Dunas - Costão

Estudo dos Ecossistemas Mata Restinga - Mata Encosta

Estudos Sociais

 Comunidades Tradicionais 

Estudo dos Ecossistemas Manguezal

Trabalho de Conclusão

Encerramento

Noite

Atividades Extras

Palestras e Histórias

Atividades Extras

Passeios noturnos

Viagem Ilha do Cardoso - Escola

Programação (4 dias)

Manhã

Tarde

Noite

1º Dia

Viagem Escola - Iguape

Estudo da Região

Valo Grande

Viagem Cananéia

Pernoite na Ilha do Cardoso

2º Dia

3º Dia

4º Dia

Estudo dos Ecossistemas Praias - Dunas - Costão

Estudo dos Ecossistemas Mata Restinga - Mata Encosta

Estudo dos Ecossistemas Manguezal

Estudos Sociais

Comunidades Tradicionais 

Estudo Comparativo

Análise de Dados

Confecção de Modelo

Trabalho de Conclusão

Encerramento

Atividades Extras

Passeios noturnos

Atividades Extras

Passeios noturnos

Viagem Ilha do Cardoso - Escola

Locais de interesse

 
Iguape: Cidade do litoral sul de São Paulo, importante local para observação do Patrimônio Histórico e das consequências da ação antrópica em um local, conhecimento da cultura local caiçara e de comunidades quilombolas.

Cananéia: Atualmente, com a impossibilidade de pernoite no PEIC, nós ficamos hospedados na ilha de Cananéia, o que possibilita um estudo das construções históricas da cidade, atrativos interessantes como a base do Instituto Oceanográfico, cooperativa de criadores de ostras e outros atrativos tanto na ilha de Cananéia como na sua parte continental.

Ilha Comprida: Ilha localizada ao lado da Ilha do Cardoso, apresenta um ótimo sambaqui que permite as discussões sobre o modo de vida dos nossos antepassados. Apresenta também longa extensão de praia e outros atrativos que complementam esse estudo.

Possibilidades Pedagógicas

 
Para o Estudo do Meio na Ilha do Cardoso, a Apel indica alguns temas que poderão ser trabalhados de forma otimizada, devido as características dessa região:
Tema 01: Ecossistemas litorâneos
Objetivos:
- Reconhecer cada um dos ecossistemas com suas características;
- Analisar comparativamente os ambientes usando como parâmetros alguns fatores bióticos e abióticos;
- Elaborar um modelo de sucessão ecológica entre os diferentes ecossistemas através da base de dados coletados;
- Registrar, reconhecer, discutir e fixar conceitos como ecossistemas, biomas, nicho ecológico, teia alimentar, sucessão ecológica;
Técnicas utilizadas:
- Coleta e análise de dados abióticos através de estações, móveis e fixas, com medições diárias e programadas. Equipamentos utilizados: pluviômetro, termômetro de ambiente, termômetro de solo, luxímetro, higrômetro, barômetro e outros;
- Construção de modelos baseados nos dados coletados;
- Análise e comparação de fatores bióticos e abióticos através de registros por transeptos nos ecossistemas, caracterizando e registrando o ecossistema;
- Análise comparativa dos fatores bióticos e abióticos através de:
  • Estudo microscópico da composição do solo;
  • Quantificação de biodiversidade através de quadrantes de estudo;
  • Qualificação da biodiversidade através de coletas e do agrupamento e análise dos dados coletados nos quadrantes;
  • Análise comparativa das águas de cada ecossistema e suas características: pH, turbidez, cor, matéria orgânica dissipada; 
  • Reconhecimento da interação entre fatores bióticos e abióticos através da identificação e análise de bio-indicadores;
Tema 02: Unidades de Conservação
Objetivos:
- Conhecer o conceito de Unidades de Conservação (UC);
- Conhecer uma UC, entendendo suas características e extrapolar essa experiência para as outras UCs através de modelos propostos;
- Observar e discutir o uso de uma UC, qualidades e defeitos, e avaliar o processo de manutenção dessa UC;
- Participar e registrar as ações de educação ambiental da UC;
- Propor estratégias, modelos e ações para as ações dessa UC;
Técnicas utilizadas:
Na preparação do Estudo:
- Palestra sobre as UCs no Brasil e no mundo para todos os alunos do estudo;
Em campo:
-Separação da turma em grupos de trabalho conforme os diversos atores relacionados às UC: comunidade local, comunidade científica, poder público, etc;
- Elaboração de estratégias de cada grupo para essa UC;
- Desenvolvimento e implantação de ações nos grupos de trabalho;
- Análise da problemática envolvida e extrapolação do modelo proposto para a realidade das UCs no Brasil e no mundo;
Tema 03: Povos e Comunidades Tradicionais
Objetivos:
- Conhecer as comunidades tradicionais regulamentadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), instituída em 2007 pelo Ministério do Meio Ambiente. Possibilidades da região: Comunidade Caiçara, Comunidade Indígena, Comunidade Quilombola;
- Entender o modo de vida dessas comunidades, os aspectos históricos e tradicionais que formam essas comunidades, as necessidades atuais, sociais e econômicas que envolvem essas comunidades e suas adaptações para as novas realidades; 
- Mapear a relação entre os povos, comunidades tradicionais e o turismo sustentável;
Técnicas utilizadas:
- São criadas dinâmicas de interação que possibilitem o conhecimento e envolvimento, ao mesmo tempo que respeite as normas e tradições de cada comunidade. Podem ser realizadas entrevistas, rodas de conversas, participação em atividades culturais das comunidades;
- Projetos específicos para determinadas áreas: Projeto "Caiçares" - o Estudo da Comunidade Caiçara através de sua língua e o desenvolvimento de sua cultura e seu pensamento baseado nesse conhecimento.

Contato:

contato.apelviagens@gmail.com

(11) 94198.7772

São Paulo (SP)

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