Estudos do Meio

O Estudo do Meio não é simplesmente a realização de uma viagem ou somente uma saída da escola.

 

Ele se insere em um contexto muito mais amplo, tendo todo um trabalho preliminar e outro posterior na Escola.

 

O Estudo é uma ótima ferramenta para o trabalho do professor. Através dos Estudos do Meio, os alunos podem ter novas experiências tanto no campo do conhecimento como nas relações pessoais. Os Estudos do Meio permitem uma interação das diversas cadeiras da escola, trabalhadas com um mesmo eixo comum, em toda sua transversalidade. A Apel realiza diversos Estudos do Meio, atuando como parceira nesse processo.

 

A Apel desenvolve o trabalho de Estudo do Meio em 3 fases:

 

Período preparatório

Nesta fase os professores da Apel se reúnem com a equipe da escola ligada à série que realizará o Estudo do Meio. Esse encontro tem por finalidade adequar objetivos, atividades e o nível de abordagem do conhecimento para os alunos à programação que iremos criar especificamente para a escola. Após esse planejamento, a Apel produz um caderno de atividades elaborado para o interesse do grupo, dando subsídios para que o trabalho preparatório com os alunos possa ser desenvolvido pelos professores. Também nesta etapa preparatória é realizada uma reunião com todos os monitores selecionados, para orientação de todo operacional e do trabalho pedagógico a ser desenvolvido.

 

Trabalho de campo

Durante o trabalho de campo os alunos serão divididos em grupos de 10 a 15 alunos em média. Os componentes de cada grupo serão identificados por crachás da mesma cor, personalizados com o nome do aluno. Cada grupo é acompanhado por um professor/monitor com qualificação nas áreas de interesse, tais como Geografia, História, Biologia, Geologia, Agronomia, Artes, etc. O objetivo é o aluno interagir com o meio, criar suas dúvidas e buscar suas respostas.

 

Avaliação 

É a síntese de todos os aspectos que o grupo de alunos vivenciou e assimilou durante as fases anteriores. Pode ser desenvolvida ao final da viagem, na forma de jogos, dramatizações, discussões, etc. e/ou posteriormente na escola, por meio de múltiplas atividades através das quais o trabalho dos alunos se torne evidente, sendo assim compartilhado e apreciado por colegas, professores, pais e demais membros da comunidade escolar. Acreditamos ser da maior relevância a análise conjunta do Estudo do Meio (Escola e Apel) a fim de rever o trabalho realizado.

Contato:

contato.apelviagens@gmail.com

(11) 94198.7772

São Paulo (SP)

© 2017 - Desenvolvido pelo setor de Informática e TI da Apel.

Conheça nossas redes sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon