Estudo    do Meio

Como a Apel atua ?

A Apel desenvolve o Estudo do Meio em 3 fases:

Período preparatório

Nesta fase os professores da Apel se reúnem com a equipe da escola ligada à série que realizará o Estudo do Meio. Esse encontro tem por finalidade adequar objetivos, atividades e o nível de abordagem do conhecimento para os alunos à programação que iremos criar especificamente para a escola. Após esse planejamento, a Apel produz um caderno de atividades elaborado para o interesse do grupo, dando subsídios para que o trabalho preparatório com os alunos possa ser desenvolvido pelos professores. Também nesta etapa preparatória é realizada uma reunião com todos os monitores selecionados, para orientação de todo operacional e do trabalho pedagógico a ser desenvolvido.

 

Trabalho de campo

Durante o trabalho de campo os alunos serão divididos em grupos de 10 a 15 alunos em média. Os componentes de cada grupo serão identificados por crachás da mesma cor, personalizados com o nome do aluno. Cada grupo é acompanhado por um professor/monitor com qualificação nas áreas de interesse, tais como Geografia, História, Biologia, Geologia, Agronomia, Artes, etc. O objetivo é o aluno interagir com o meio, criar suas dúvidas e buscar suas respostas.

 

Avaliação 

É a síntese de todos os aspectos que o grupo de alunos vivenciou e assimilou durante as fases anteriores. Pode ser desenvolvida ao final da viagem, na forma de jogos, dramatizações, discussões, etc. e/ou posteriormente na escola, por meio de múltiplas atividades através das quais o trabalho dos alunos se torne evidente, sendo assim compartilhado e apreciado por colegas, professores, pais e demais membros da comunidade escolar. Acreditamos ser da maior relevância a análise conjunta do Estudo do Meio (Escola e Apel) a fim de rever o trabalho realizado.

Telefone | Whatsapp: (11) 94198.7772 | E-mail: apeloficial@gmail.com

©  2020 Design by Apel

Equipes de Criação, Design  e Informática